Microfilmagem

A microfilmagem de documentos é uma metodologia utilizada para a preservação da informação e da imagem documental. Consiste na captação da imagem através de processo fotográfico. Esse sistema ainda permite a conversão do microfilme em imagem digital, possibilitando rapidez no acesso a partir do gerenciamento eletrônico de documentos, ou seja, a consulta diretamente no seu computador.

Microfilmagem eletronica

maquina_um

A Microfilmagem Eletrônica é o serviço ideal para o armazenamento de documentos, oferecendo vantagens significativas no processo de acesso, manuseio, preservação e segurança dos documentos. O processo da microfilmagem eletrônica consiste na captura de documentos através da digitalização. O software de captura cria um índice e organiza os documentos digitais baseado em critérios, como nomes, números ou datas, a fim de agrupar, melhorar e indexar as imagens. Após o software fazer a captura e organização, ativa a microfilmadora eletrônica, que grava as imagens em microfilme. Os documentos são armazenados de maneira permanente e ficam protegidos e preservados contra alterações e mudanças.

Microfilmagem convencional

maquina_dois

A Microfilmagem Convencional é um sistema de gerenciamento e preservação de informações, mediante a captação das imagens de documentos por processo fotográfico sendo juridicamente amparada. O Brasil possui legislação federal específica, que autoriza as atividades de microfilmagem no país, estabelecendo que o microfilme reproduz os mesmos efeitos legais dos documentos originais, podendo estes serem eliminados após a microfilmagem. O processo de microfilmagem é composto das atividades de desenvolvimento do projeto micrográfico, preparação e ordenação dos documentos, microfilmagem, processamento (revelação), controle de qualidade, revisão, duplicação, indexação e elaboração de índice sistemático no software de gerenciamento de documentos e informações desenvolvido pela empresa. O microfilme cópia se destina ao manuseio diário, ao passo que o original tem por finalidade garantir a integridade e preservação das informações, podendo ser mantido em nosso arquivo de segurança.

Microfilmagem de preservação.

maquina_tres

A Microfilmagem de preservação consiste na conversão de documentos sensíveis em microfilmes de 35 mm. Essa conversão é executada por profissionais especializados e equipamentos com tecnologia de ponta de forma a conservar a integridade física do documento.

Digitalização

A digitalização da imagem é o processo que permite a conversão de informações documentais em papel ou microfilme para a forma digital, reduzindo o volume do acervo e facilitando o acesso às informações de maneira rápida e eficaz. Ao contrário do microfilme, a imagem digital não possui amparo legal. Todavia, as duas tecnologias agregadas tornam-se ferramentas imprescindíveis para as instituições no que se refere à preservação, ao gerenciamento e ao acesso às informações.

Digitalização de documentos

maquina_quatro

A digitalização de documentos consiste na conversão do documento criado originalmente em papel em arquivos digitais, ou seja, gerar uma imagem através de um scanner. Essa tecnologia possibilita o armazenamento digital de grandes volumes de documentos em um ambiente seguro e acessíveis em computador.
Com o objetivo de tornar os processos de negócios mais rápidos a partir da velocidade na troca de informações esses arquivos podem ser gerenciados por um software de G.E. D. ( gestão eletrônica de documentos) que facilita o acesso a essas informações.

Digitalização de preservação

maquina_cinco

A digitalização de preservação consiste na conversão de documentos sensíveis em arquivos digitais. Essa conversão é executada por profissionais especializados e equipamentos com tecnologia de ponta de forma a conservar a integridade física do documento.Digitalização de mídias especiais. A digitalização de mídias especiais consiste na conversão de microfilmes, jaquetas, cartões janelas, microfichas, slides e cromos em arquivos digitais. Essa conversão é executada por equipamentos e profissionais extremamente especializados.

Digitalização de microfilme.

A digitalização de microfilme consiste na conversão das informações criado originalmente nas varias formes de microfilme em arquivos digitais, ou seja, gerar uma imagem através de um scanner especifico de alta tecnoligia. Essa tecnologia possibilita o armazenamento digital de grandes volumes de documentos em um ambiente seguro e acessíveis em computador.
Com o objetivo de tornar os processos de negócios mais rápidos a partir da velocidade na troca de informações esses arquivos podem ser gerenciados por um software de G.E. D. ( gestão eletrônica de documentos) que facilita o acesso a essas informações.